bootstrap theme

BLOG

Músicas para casamentos na Itália - Parte I

Já dizia o bardo inglês William Shakespeare: 

"Se a música é o alimento do amor, toque."

Quanto custa casar na Itália


Sem música não há festa.

E que festa poderia ser mais importante do que a celebração do seu amor através do seu casamento na Itália?

Como esse é um tema sobre o qual sempre há muitas dúvidas, resolvi escrever uma série de posts para falar um pouco sobre o assunto.


Em um casamento na Itália normalmente a música está presente em pelo menos 4 momentos distintos:

1 - Durante a cerimônia;

2 - Após a cerimônia, durante o aperitivo / recepção dos convidados;

3 - Durante o almoço ou jantar;

4 - Durante a festa.

Cada um desses momentos reserva uma particularidade e pede um tipo diferente de música. 

Nesse primeiro post vou falar sobre a música durante as cerimônias, e em próximos posts prometo falar sobre os outros momentos.


Músicas para cerimônias católicas na Itália

Na Itália a cerimônia católica é obrigatoriamente realizada na igreja, por conta disso a seleção musical normalmente tem que ser aprovada pelo pároco responsável dias antes do casamento e há algumas restrições sobre o tipo de música que pode ser executada durante uma cerimônia católica. 

Há alguns anos organizei um casamento em uma conhecida igreja de Florença em que o pároco recusou-se a permitir que fossem tocadas músicas dos Beatles durante a cerimônia católica, portanto a conciliação e o diálogo com o responsável pela igreja onde acontecerá a cerimônia é sempre muito importante.

A música para uma cerimônia de casamento católica na Itália é, além da música sacra, música clássica e jazz suave, com algum espaço para trilhas sonoras de filmes, mas prestando atenção à mensagem de cada música, afinal um noivo não pode entrar na igreja na Itália ao som do tema de "O Poderoso Chefão", pega mal.

Na maior parte das vezes, a música será executada ao vivo por um trio ou quarteto de músicos, eventualmente acompanhados de uma soprano. A seleção musical vai depender do gosto dos noivos e do repertório do grupo contratado, e sempre posso ajudá-los sugerindo músicas normalmente utilizadas nos principais momentos, mas o importante é que a seleção reflita a personalidade do casal.

A seleção musical para uma cerimônia católica deve contemplar normalmente pelo menos entre 8 a 10 momentos diferentes, cuja ordem pode variar um pouco:

1. Entrada dos pais 

2. Entrada Noivo

3. Entrada padrinhos, dama e pajem

4. Entrada Noiva

5. Aclamação evangelho

6. Benção das alianças

7. Ofertório

8. Comunhão

9. Assinatura

10. Saída dos noivos


Músicas para cerimônias simbólicas na Itália

A grande beleza natural da Itália faz com que muitos casais optem por cerimônias simbólicas, que na maior parte das vezes são celebradas ao ar livre. Seja nos campos com vista para os vinhedos da Toscana, em um luxuoso jardim suspenso na Costa Amalfitana ou às margens do Lago de Como, a cerimônia simbólica é a que oferece maior liberdade de escolha aos noivos, seja no tipo de ritual, seja na seleção musical.

Em uma cerimônia simbólica os noivos podem se expressar livremente através da seleção musical, escolhendo músicas que tenham marcado seu relacionamento para a entrada de cada um ou para a saída dos dois ao final da cerimônia, por exemplo.

As músicas para uma casamento simbólico na Itália podem tanto ser executadas ao vivo, por um trio de cordas ou por um saxofonista, por exemplo, ou podem ser músicas gravadas, tocadas por um técnico em cada momento preciso da cerimônia.

Aqui há grande liberdade na escolha das músicas, e sucessos do pop, rock e baladas românticas a la Ed Sheeran ou Calvin Harris são as escolhas mais comuns. Como a cerimônia é muito livre, você pode até mesmo surpreender seu noivo / sua noiva, escolhendo, sem que o outro saiba, uma música que te represente e que seja incomum em uma cerimônia.

Como a cerimônia simbólica é menos formal que a cerimônia católica, a ordem das músicas, pode mudar ao gosto dos noivos, mas geralmente vai ser alguma coisa mais ou menos assim:

1 - Entrada dos pais e padrinhos

2 - Entrada do noivo

3 - Entrada do pagem e das daminhas

4 - Entrada da noiva

5 - Troca das alianças

6 - Saída dos noivos


Músicas para casamentos a dois (elopement) na Itália

Muitos casais que já estão juntos há algum tempo decidem por fazer uma fuga romântica (elopement) para celebrar simbolicamente sua união na Itália, e isso acontece sem a presença de convidados, somente com o casal, um celebrante, um músico e o fotógrafo que eternizará esse momento tão especial.

Essas pequenas cerimônias estão cada vez mais na moda, e por serem na grande maioria das vezes simbólicas, oferecem liberdade total ao casal, mais uma vez tanto no rito quanto na seleção musical.

Como trata-se de uma cerimônia íntima, normalmente realizo essas cerimônias com somente um músico, que pode ser um violinista ou saxofonista, por exemplo. Por não contar com a presença de familiares os momentos que pedem música em uma cerimônia simbólica normalmente são só 4, mas obviamente podem variar de acordo com o desejo dos noivos:

1 - Entrada do noivo

2 - Entrada da noiva

3 - Troca de alianças

4 - Saída dos noivos

Como você percebeu, as escolhas são tantas que é sempre bom ter do seu lado uma cerimonialista experiente, que possa sempre se antecipar aos problemas e sugerir algo que se adapte perfeitamente às suas expectativas e ao seu orçamento.

Portanto, conte comigo para organizar seu casamento na Itália, seja casamento católico, casamento simbólico ou um casamento a dois, estou sempre pronta para fazer com que os seus sonhos tornem-se realidade!